Menu

Notícias

Como a gestão do conhecimento pode ser aplicada em escritórios de advocacia

Os escritórios de advocacia estão mais modernos: os gestores informatizaram os procedimentos internos, reduziram a utilização de papel e também dividiram os escritórios em segmentos para dar uma roupagem de empresa à sua estrutura. O uso da tecnologia da informação tem contribuído para essa modernização, ajudando administradores de diferentes áreas nas tomadas de decisão e na melhoria dos resultados da organização. A Gestão do Conhecimento também exerce um papel importante nesse cenário, pois busca identificar, reorganizar e distribuir o conhecimento armazenado nos dados para garantir maior fluidez nas atividades.

Mas como a gestão do conhecimento pode ser aplicada em escritórios de advocacia? A resposta é bem simples: os advogados trabalham em atividades que geram conhecimento, como por exemplo, a atualização de jurisprudências, a elaboração de peças e a interpretação de autos. Identificar o conhecimento gerado pelo seu escritório e aprender a gerenciá-lo pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento estratégico do negócio e também para a capacitação dos colaboradores.

O que é a gestão do conhecimento afinal?

A gestão do conhecimento é um conjunto de atividades e procedimentos apoiados por ferramentas de tecnologia da informação, que têm como objetivo descobrir, organizar, armazenar e compartilhar o conhecimento de uma equipe de trabalho. É importante ressaltar que esse conhecimento pode ser tanto um produto gerado – como artigos e teses –, quanto o know-how, experiência e habilidades entre os vários colaboradores do escritório de advocacia. A gestão de conhecimento, portanto, está relacionada ao capital intelectual, educação corporativa e inteligência empresarial.

Quais tipos de conhecimento são compartilhados em escritórios de advocacia?

Existem pelo menos três tipos de conhecimentos compartilhados em escritórios de advocacia: o material publicado pela equipe, a experiência dos advogados e o conhecimento contido no trabalho dos colaboradores. O primeiro se trata especificamente de conteúdo acadêmico, como livros, artigos e dissertação. Uma característica desse tipo de material é que ele pode ser adquirido, seja em livrarias ou em buscas na internet. Já o segundo, é o know-how de cada profissional do escritório e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, ao longo do dia. Por fim, o terceiro item é o conhecimento que as peças, pareceres e petições podem gerar.

Quais as vantagens de investir em gestão do conhecimento?

Um escritório de advocacia que investe em gestão do conhecimento é mais competitivo, pois estimula a colaboração entre os membros da equipe, aumenta a qualidade dos serviços prestados, aumenta a produtividade no trabalho, melhora a gestão dos procedimentos internos e torna as tomadas de decisão mais eficazes.

Dicas para compartilhar informações no escritório

Utilize ferramentas de compartilhamento de arquivos (Google Drive, Dropbox, por exemplo)
Crie uma newsletter com informações internas
Troque mensagens instantâneas por meio de aplicativos de bate-papo
Contrate um software jurídico
Crie um banco de dados com referências úteis para a equipe, não apenas com leis, mas também com dicas de gestão financeira, gestão de tempo e marketing jurídico.

Agora que você já sabe os benefícios que a gestão de conhecimento pode trazer para um escritório de advocacia, clique aqui e conheça a nossa área de material educativo.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.