Menu

Notícias

Mensagens de Condolências - Profº José Carlos Barbosa Moreira

♦ Faleceu no dia 26 de agosto, José Carlos Barbosa Moreira. Um dos maiores juristas brasileiros da história, José Carlos Barbosa Moreira nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de setembro de 1931. Foi professor titular de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Estudou no curso de direito da Universidade do Brasil, atual Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, entre 1949/1954.

Foi procurador do Estado do Rio de Janeiro de 1963 até 1978, quando se tornou desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro pelo quinto constitucional, aposentando-se desse cargo em 1992.

Autor de inúmeras obras jurídicas, dentre livros e artigos publicados em periódicos. Dentre os seus trabalhos publicados, destacam-se: "O Novo Processo Civil Brasileiro", "Comentários ao Código de Processo Civil" e "Temas de Direito Processual Civil" (em nove volumes). É patrono da Revista Eletrônica de Direito Processual. Além de suas obras, o autor é frequentemente citado pela doutrina e por inúmeras decisões.

Foi Presidente do Instituto Ibero-americano de Direito Processual e participou ativamente na elaboração de leis processuais, em congressos no Brasil e no exterior, bem como nas Jornadas de Direito Processual promovidas de dois em dois anos pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual.

Mais uma grande perda para toda a comunidade jurídica brasileira, em especial para os seus alunos.

O Instituto Brasileiro de Direito Processual manifesta a sua solidariedade aos seus familiares, amigos e alunos. Descanse em paz Professor José Carlos Barbosa Moreira e obrigado por seus preciosos ensinamentos.

Paulo Henrique dos Santos Lucon
Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual

 

♦ Lamento profundamente el fallecimiento del Profesor José Carlos Barbosa Moreira, excelente autor de derecho procesal y gran amigo.  Te pido transmitas mis condolencias a su señora esposa y a los estimados colegas brasileños.
 
Un abrazo afectuoso.
 
José Ovalle Favela